Glossário

Educação Infantil: primeira etapa da Educação Básica regular, oferecida em creche e pré-escola, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade; de acordo com a LDB, a Educação Infantil atende crianças de até 6 anos de idade, mas, com a publicação da Lei n.º 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, a Educação Infantil passa a atender crianças de até cinco anos de idade.

Educação Básica: Primeiro nível da Educação Escolar regular que compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, e tem por finalidade desenvolver o educando, assegurarlhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores; a Educação Básica pode organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos nãoseriados, tendo por base a idade, a competência e outros critérios, ou de forma diversa, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.www.se.df.gov.br/sites/400/413/00000027.pdf>.
Glossário – De Olho na Educação. Disponível em: <

Educação Infantil: Trata -se da primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A educação infantil é oferecida em (1) creches, ou entidades equivalentes e (2) pré -escolas. (INEP). (22)
Glossário por Tema: Educação. Disponível em: <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/mlateral/glossario/T_Educacao.htm>.

Crianças menores: aquelas pertencentes a creche, com idade entre 0 a 3 anos .
Crianças maiores: aquelas pertencentes a pré-escola, com idade entre 4 a 6 anos.

Pintura: é a arte de aplicar cores sobre diferentes superfícies para criar uma imagem ou desenho figurativo, imaginário ou abstrato. (PROFUNCIONÁRIO)

Exercícios de prontidão correspondem a treinos motores que eram executados repetidamente a fim de tornar os alunos aptos à caligrafia. Esses treinos também são chamados de exercícios de coordenação motora no livro de SANTOS e SIMÃO (1995, p. 41-42).

Letramento: é o resultado da ação de ensinar a ler e escrever. É a ampliação do significado e sentido da palavra alfabetização. O indivíduo letrado é aquele que domina a leitura, não apenas decodifica símbolos, mas também faz uso competente da leitura e da escrita. (GUIA PRÁTICO)