terça-feira, 27 de março de 2012

Textos Para Aulas - 2012

Metodologia e Prática do Ensino de Artes e Movimento Corporal
prof.ª Aline Christiane Oliveira Souza


AULA: 27/02/2012
ANTUNES, Celso. Educação Infantil: prioridade imprescindível. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

AULA: 05/03/2012
VASCONCELOS, Clotilde; ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde; Criança Fazendo Arte. In: Os fazeres na educação infantil. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 106-108.

CORSINO, Patrícia. Proposta Pedagógica: o cotidiano na educação infantil. p. 3-13. Disponível em: <http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/175810Cotidiano.pdf>.

NOVA ESCOLA. O que não pode faltar na pré-escola.

AULA: 12/03/2012

FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e; FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo. A Arte no currículo escolar. In: Arte na educação escolar. 2. ed. ver. São Paulo: Cortez, 2001. p. 17-49 (capítulo 1, parte I).
Vídeos:
Escher Style (mosaico). In: http://nomundodainfancia.blogspot.com/2012/03/mosaico.html.
Pensando Educação - Ensino de Artes. In: http://www.videolog.tv/video.php?id=578259.

AULA: 19/03/2012
FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e; FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo. A Arte no currículo escolar. In: Arte na educação escolar. 2. ed. ver. São Paulo: Cortez, 2001. p. 17-49 (capítulo 1, parte II).

AULA: 26/03/2012
PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino da arte. In: Inquietações e mudanças no ensino da arte. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008. (capítulo 6).
Filme: O Sorriso de Monalisa

AULA: 02/04/2012
Filme: O Sorriso de Monalisa (finalizar)
FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e; FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo. A Arte no currículo escolar. In: Arte na educação escolar. 2. ed. ver. São Paulo: Cortez, 2001. p. 17-49 (capítulo 1, parte III). PREPARAÇÃO DOS SEMINÁRIOS.


AULA: 09/04/2012 - SEMINÁRIOS
FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e; FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo. A Arte no currículo escolar. In: Arte na educação escolar. 2. ed. ver. São Paulo: Cortez, 2001. p. 17-49 (capítulo 1, parte III).
PARA TODAS AS AULAS
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf.

LEITURA COMPLEMENTAR:

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Mosaico

Escher style

Mosaico Multicolorido

Mosaico: um pretexto para aprendizagem de forma interdisciplinar.
Revista  Projetos Escolares - Educação Infantil - Ano 5 - Nº 54

Para imprimir...

domingo, 4 de março de 2012

Desenho com Desafio



Plano de Aula - Linguagem Plástica - 4 e 5 anos

Criação com desafio

Objetivos - Desenhar de acordo com diferentes estímulos sensoriais.
- Descobrir possibilidades gráficas.
- Trocar repertório gráfico com os colegas.
- Produzir interferências criativas.

Conteúdos - Desenho.
- Texturas.
- Grafismos.

Ano
Pré-escola.

Tempo estimado Quatro a cinco aulas de 50 minutos.

Materiais necessários Vários sacos opacos com objetos de texturas diferentes (pedras, tecidos, lixas, botões, grãos, folhas etc.); papel sulfite recortado em tamanhos pequenos; cartolina branca cortada em pedaços maiores que os de papel sulfite; pedaços de tecido, lixas, papelão ondulado, papel de seda ou outro material para suporte; molho de chaves; sino de mesa; casca de coco; sachês de chá de diferentes aromas e canetas hidrográficas pretas.

Desenvolvimento
Apresente toda a seqüência para que a garotada conheça o percurso e o destino das produções.

• Atividade 1
Coloque os sacos plásticos com as diferentes texturas sobre uma mesa e peça para que as crianças coloquem a mão dentro e percebam a superfície deles. Depois de cada toque, elas devem desenhar em um pedaço pequeno de sulfite de acordo com a sensação que tiveram. Elas só poderão ver o que tem dentro depois.

• Atividade 2
Ofereça suportes de diferentes cores, tamanhos e texturas. Solicite que todos fechem os olhos e produza estímulos sonoros e olfativos: chacoalhe chaves, toque um sino de mesa, bata na casca do coco e balance os sachês de chá próximo às crianças. A cada ação, peça que abram os olhos e façam um desenho, todos no mesmo suporte.

• Atividade 3
Coloque as produções das atividades anteriores em dois sacos. Cada criança retira um pedaço de papel de dentro deles, escolhe um pedaço de cartolina para colá-lo e desenha com caneta hidrográfica preta com base nele. Esse papel já com a intervenção será o suporte de uma obra maior. Algumas crianças podem realizar um único trabalho enquanto outras, vários. O tempo de envolvimento de cada uma também é traço da marca pessoal. Por isso, as atividades precisam ser flexíveis para atender essas diferenças.

Avaliação
Observe as diferenças de resultados após os estímulos táteis, sonoros e olfativos e identifique a troca de repertório entre o grupo. Faça uma apreciação coletiva do que foi criado nas diferentes situações, identificando o uso de grafismos e texturas. Verifique as transformações nos desenhos realizados em várias situações e, quando julgar necessário, faça intervenções individuais.
Consultora Marisa Szpigel
Formadora de professores em Arte do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

Disponível em: .

sábado, 3 de março de 2012

Perfil do Educador Infantil

sexta-feira, 2 de março de 2012

Desenho Infanitl

"Antes eu desenhava como Rafael,
mas precisei de toda uma existência
para aprender a desenhar como as crianças".
(Picasso)


"O desenho corresponde a um modo de ver o mundo, um modo de saber sobre as coisas do mundo que é próprio de cada criança, de cada desenhista."
(Monique Deheinzelin)



"Toda criança desenha. Mesmo que não seja adequadamente instrumentada para tal, a criança pequena quase sempre encontra uma maneira de deixar, nas superfícies, o registro de seus gestos: se não tiver papel, pode ser na terra, na areia, ou até mesmo na parede de casa; se não tiver lápis, serve um pedaço de tijolo, uma pedra, ou uma lasca de carvão." (Izabel Galvão)
"O olhar que o professor dirige ao desenho da criança apóia-se nas concepções que ele tem sobre o desenho enquanto linguagem, idéias constituídas na sua própria história e experiência com a linguagem. Apóia-se também em seus conhecimentos sobre as possibilidades do grafismo infantil, noções adquiridas durante sua formação e ao longo de sua experiência profissional. Todo esse conhecimento traduz-se em expectativas com a produção infantil, que definem o diálogo que o professor estabelece com a criança sobre seus desenhos, interação que pode ser marcada pelo incentivo, pela advertência, pela indiferença. (Izabel Galvão)
O" professor espera que a representação do objeto seja fiel à forma que este tem na realidade. Valoriza-se o desenho "perfeito", que deve ser parecido com o objeto pela definição dos contornos, pela utilização da maior quantidade de elementos e pela "correta" utilização das cores [...]

Esta expectativa desconsidera o fato de que são múltiplas as percepções que se pode ter de um mesmo objeto, por diferentes pessoas, ou pela mesma pessoa em momentos diferentes e que, em conseqüência, são igualmente múltiplas as representações que se pode fazer de um objeto.

O olhar voltado para a "perfeição" revela a cobrança de um modelo estético restrito (em que é muito rígida a determinação do "feio" e do "bonito") e resulta na limitação das possibilidades expressivas do desenho, reduzidas à reprodução dos modelos aceitos pelo meio escolar."

O Desenho está entre quem?

Pensamento Infantil - O desenho da criança

           O vídeo mostra crianças de 3 a 5 anos que desenham equanto falam sobre suas produções. O desenvolvimento de desenho infantil é pontuado pela educadora Monique Deheinzelin.

... Algo de dentro pede passagem para fora.
"A gente observa no desenho da criança o caráter de construção, o caráter evolutivo e o caráter expressivo" (Monique Deheinzelin)


R:  IMAGEM MENTAL   x   JOGO

Grafismo infantil - leitura e desenvolvimento
 

Programa do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp, da disciplina D14 -- Educação infantil: diferentes formas de linguagens expressivas e comunicativas - O programa mostra duas escolas de São Paulo que utilizam o desenho como base de diversos trabalhos pedagógicos. Márcia Aparecida Gobbi, da Faculdade de Educação da USP, acompanha algumas atividades e explica sua importância para o desenvolvimento das crianças. 

Referências:
O desenho na Pré-Escola: o olhar e as expectativas do professor. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_14_p053-061_c.pdf. Acesso em: 26. fev. 2012.
MACHADO, Fernanda de Morais. O Desenvolvimento da Criatividade e da Percepção Visual. Disponivel em: <http://www.dad.puc-rio.br/dad07/arquivos_downloads/37.pdf.>. Acesso em: 02. mar. 2012.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Natureza e Sociedade

Ao meu novo amigo de trabalho: prof. Orlando

          O Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI), Conhecimento de Mundo, nos diz que um dos eixos a serem explorados na escola da infância diz respeito a Natureza e Sociedade. Neste documento fica claro que a função da educação infantil é aguçar a curiosidade infantil em todas as áreas e promover atividades significativas de modo que a criança desde pequena seja coloca em frente ao mundo de forma estimuladora, criativa e crítica.
          Assim, "O trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à pluralidade de fenômenos e acontecimentos — físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais —, ao conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas e à possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam." (BRASIL, 1998, p. 166)

          Em sua Introdução, o RCNEI relata:
O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, idéias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.
Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais, bichos de jardim, dinossauros, tempestades, tubarões, castelos, heróis, festas da cidade, programas de TV, notícias da atualidade, histórias de outros tempos etc. As vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado.
O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais. (BRASIL, 1998, p. 163. Grifo Nosso.)


          A Revista Nova Escola traz uma contribuição importante para o educador infantil, ao apresentar o vídeo O Roteiro em 1 minuto: Natureza e Sociedade na pré-escola e propõe um roteiro didático, esclarecedor, a respeito do que se deve trabalhar nesta etapa e; a fim de que se possa educar as crianças para a curiosidade. Propostas interessantes são postadas também em 'Pré-escola - 4 e 5 anos: Natureza e Sociedade', no link: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/indice-creche-pre-escola.shtml?educacao-infantil.pre-escola---4-e-5-anos.natureza-e-sociedade.
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Roteiro Didático: Natureza e sociedade na pré-escola (fragmentos)

OBJETIVO NA PRÉ-ESCOLA:
Explorar diferentes aspectos da natureza e da cultura e respeitar e valorizar a diversidade étnica e cultural.

O que é?
"Na Educação Infantil, natureza e sociedade corresponde ao eixo de aprendizagens sobre o mundo físico e social. Entre 4 e 5 anos as crianças são capazes de dar explicações mais elaboradas e menos fantasiosas (mesmo que ainda distantes da explicação científica formal) para os fenômenos naturais - como a diferença entre o dia e a noite, por exemplo - e da sociedade em que vivem. Atividades de exploração dos espaços, do ambiente e as investigações sobre diferentes temas da natureza e da cultura são imprescindíveis para que os pequenos sejam educados para a curiosidade." (NOVA ESCOLA)

Por que trabalhar natureza e sociedade?
"A capacidade de observação e a curiosidade são características que devem ser constantemente desenvolvidas nas crianças para que elas questionem os "comos" e os "por quês" dos fenômenos do mundo."

O que trabalhar?
3.1 A vida em sociedade;
3.2 Valorização de culturas e tradições;
3.3 Exploração do entorno;
3.4 Observação de fenômenos naturais;
3.5 Contato com plantas e animais.
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Os vídeos a seguir nos orientam sobre os objetivos do eixo de aprendizagem 'Natureza e Sociedade'. Vale a pena assistí-los!

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Natureza e Sociedade
http://www.youtube.com/watch?v=3j3qpFws1Ls&feature=related
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Natureza e Sociedade na pré-escola
http://www.youtube.com/watch?v=nmoVEvmR3jk

          Tutorial sobre como navegar pelo roteiro didático de natureza e sociedade na pré-escola (4 e 5 anos) - um passo a passo detalhado para trabalhar esse eixo de aprendizagem com as crianças na Educação Infantil.
          O roteiro didático completo está disponível em www.novaescola.org.br. Boa leitura!
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Referências:
NOVA ESCOLA. Natureza e sociedade na pré-escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml>. Acesso em: 28 fev. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2010.