domingo, 12 de junho de 2011

Um Mundo de Cores!

Lápis de cor: material facilmente encontrado na educação infantil. Mas como utilizá-lo explorando todo seu potencial? Será que o trabalho feito com ele tem contribuido para a aprendizagem significativa? Quando e onde usá-lo?

“O educador pode explorar diferentes técnicas de aplicação, por meio de uma base texturizada sob o papel ou com papéis de textura e cores diferentes. [...] (Giseli Pegoraro)

          Essas são perguntas que muitas vezes não nos fazemos, mas enquanto educadores de crianças pequenas devemos deixar de lado a mecanização das atividades já tradicionalmente inseridas na Educação Infantil e questionar qual a contribuição destas, ou seja, se elas realmente fomentam a formação do nosso aluno.
           Existem diferentes tipos de lápis de cor e dependendo da situação ou idade eles podem ser mais indicados.

 ★Lápis de Cor Jumbo triangular: é mais grossinho e ideal para mãos pequenas. Tem pigmento com alta concentração e cores mais vivas e intensas. Geralmente apresenta um sortimento de cores selecionado, o que facilita o aprendizado das cores.
Lápis de Cor Aquarelável: oferece efeito de aquarela ao ser pincelado na água e proporciona mais destaque aos trabalhos.
Lápis de Cor Sextavado: indicado não só para trabalhos escolares, mas para atividades do dia a dia. Atualmente, existem alguns estojos que também disponibilizam cores metálicas.
          Estimular o uso do lápis de cor é oportunizar o gosto pela pintura, pelas cores e a representação que elas nos permite. Combinar diferentes técnicas com diversos materiais possibilitam um trabalho eficiente e prazeroso na Educação Infantil. O desenho quando bem trabalhado, por exemplo, possibilita a auto-expressão e a representação da visão de mundo infantil.
         A seguir vai uma dica muito interessante da Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil, edição 98 de maio de 2011, a matéria da capa: Um Mundo de Cores!. Lá você encontra várias sugestões que vão desde como inserir o lápis de cor até como diagnosticar se as crianças realmente conhecem as cores. Vale a pena visitar!
Também é possível trabalhar o desenho em outra bases, como a madeira. Técnicas como o pontilhismo (uso de pontos de cor que provocam, pela justaposição, uma mistura nos olhos de quem observa), hachura (cria efeitos de tons ou sombras a partir do desenho de linhas paralelas próximas), combinação de cores e entre diversos materiais aguçam a curiosidade da criança para explorar diferentes formas de expressão”, explica a gerente de marketing da Faber-Castell Brasil, Elaine Mandado. Abordar curiosidades sobre o lápis com os pequenos pode ser positivo não só para entender a história, mas também para compreender o presente e a questão ambiental. “É preciso transmitir para as crianças que quando o lápis é produzido de forma adequada, por meio de florestas provenientes de plantio e bem manejadas, ele se torna amigo do meio ambiente”, finaliza a gerente de marketing.As atividades a seguir foram executadas pela arte-educadora Simone Faure Bellini,a partir de sugestões da Faber-Castell. (LAMBERT, 1998)
________________________________________
Antes de pintar...
A pedagoga Sandra Sieben, de Porto Alegre (RS), sugere que o educador prepare o aluno antes de introduzir o lápis de cor no seu dia a dia. “Introduza, aos poucos, o lápis jumbo, que é um pouco mais grosso e vai ajudar a criança a treinar a forma correta de segurar o lápis. É importante ter em mente que alguns alunos conseguirão fazer o movimento de ‘pinça’, já outros terão certa dificuldade. Antes de apresentar o lápis de cor para a turma, use e abuse da massinha de modelar, das rasgaduras de diferentes papéis, das brincadeiras com argila e do contato com tintas coloridas”, orienta Sandra Sieben, para quem as canetas hidrocor e o giz de cera também são ótimas opções e tendem a deixar as cores mais intensas e em evidência.
_______________________________________________________________________

Histórias de um lápis

Nesta faixa etária as crianças adoram escutar histórias. Que tal reunir curiosidades sobre o lápis de cor?
★Com o lápis é possível escrever debaixo d’água (você pode até fazer o teste com os alunos).

★ Pode ser facilmente apagado (mostre como é muito mais fácil apagar o lápis do que a caneta).

★ Não vaza no bolso (diferente das canetas, que podem manchar a roupa).

★ Não deforma quando deixamos no sol (deixe uma caneta e um lápis no sol e depois promova a comparação).

★ A produção anual de lápis da Faber-Castell Brasil é de 1,8 bilhão de unidades. Para se ter uma ideia, com esse total é possível dar seis voltas ao redor da Terra, com um lápis atrás do outro.

★ A produção diária da Faber- Castell Brasil é de 6.000.000 de unidades que, juntos, poderiam formar uma fileira de lápis de Brasília a Salvador.

★ As árvores plantadas para a produção de lápis são colhidas quando completam 25 anos de idade. Suas folhas e galhos permanecem no solo, fornecendo nutrientes e servindo de adubo natural.
Fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/98/artigo215195-4.asp
____________________________________________________________________________

Referência:

LAMBERT, Juliana. Um mundo de cores. Guia prático para professoras de educação infantil. mai. 1998.  Disponível em: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/98/artigo215195-1.asp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário