segunda-feira, 20 de junho de 2011

Período Preparatório para Leitura e Escrita? E seus Equívocos

         Dia 02 de junho escrevi um post com o tema Educação Infantil não é Lugar de Preparação para a Alfabetização, e hoje após conversar com uma professora da Educação Infantil me inquietei novamento com o assunto.
         A professora estava inquieta com  as atividades que viera no material apostilado. Tal fato me deixou muito feliz. Ela havia percebido o equívoco com o entendimento acerca da leitura e escrita ali presente. E perguntou-me:
         - Posso retirar essa quadrinha e dar esta ficha de leitura para os meus alunos [pré II - 05 anos]?
         Eu questionei-a, como resposta:
         - Qual o objetivo desta atividade para seus alunos?
         No embate pedagógico (muito rico por sinal) percebemos ser necessário uma formação continuada nesta área. Assim, iniciei imediatamente a procura de material para este fim e logo de início encontrei o vídeo: Tudo em 6 Minutos - O Processo de Alfabetização da revista Dinâmica, o qual compartilho convosco mais a frente.

         O vídeo fala do entendimento da alfabetização no contexto atual como processo cognitivo. Apresenta alguns equívocos do passado (mas será que é passado mesmo?) quando o entendimento dizia que era algo a acontecer no término de um ano e relembra os métodos. Na análise a professora apresenta o período preparatório para a alfabetização por meio do exemplo do Teste ABC (anos 50 e 60); a crença que havia de que "[...] a criança não tinha todo o potencial para aprender a leitura e a escrita"; o período preparatório e o treino que se propunha aos pequeninos antes de serem alfabetizados.
         Segundo a apresentadora o teste ABC era um "terror", e se a caso a criança não passase deveria ficar um ano treinando para depois ser alfabetizada, e esse era o tal período preparatório. As mães, então, descobriram onde comprar tal teste e começaram a treinar seus filhos e foi assim que tal equívoco se findou.
         Mesmo já constatado que não é função da Educação Infantil preparar o aluno para alfabetização, é muito importante que o professor entenda as questões apresentadas no vídeo para então não cair nas armadilhas da pré-alfabetização (ou pré-escolarização) na escola infantil. O professor precisa conhecer a Psicogênese da Língua Escrita e as Fases do Desenvolvimento para então ter condições de avaliar as atividades a serem aplicadas na Educação Infantil e tornar a aprendizagem da leitura e escrita um processo.
___________________________________________________________
Tudo em 6 Minutos - O Processo de Alfabetização
___________________________________________________________

Curiosidade: 
No cenário demarcado por este movimento [o Escolanovismo] Lourenço Filho publicou a obra "Testes ABC - para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita". Obra publicada pela primeira vez em 1933 [...]. Não reunia provas originais, ao contrário, agrupavam testes e técnicas bem conhecidas.
Num primeiro momento, compunham uma série de vinte e dois exercícios. À medida que estes foram sendo experimentados, houve uma redução dos exercícios, passando então para oito os pontos de análise, que foram esboçados e deveriam ser observados na hora da aplicação dos testes.
As oito provas verificavam, de acordo com o autor, os seguintes índices de maturidade, considerados necessários ao aprendizado da leitura e da escrita: 1. coordenação visual motora; 2. resistência à inversão na cópia de figuras; 3. memorização visual; 4. coordenação auditivo motora; 5. capacidade de prolação;   6. resistência à escola; 7. memorização auditiva; 8. índice de fatigabilidade; 9. índice de atenção dirigida; 10. vocabulário e compreensão geral (LOURENÇO FILHO, 1962, p. 57). Os testes mediam a "maturidade" das crianças para o exercício da  leitura e da escrita e cujos resultados permitiam classificar as crianças em grupos com o mesmo nível, ou seja: fortes, médias e fracas. (RABELO, p. 3. Grifo Nosso)
__________________________________________________________

(Re)leia: Educação Infantil não é Lugar de Preparação para a Alfabetização.

_______________________________________________________________

Para saber mais, leia:
Métodos de alfabetização. Disponível em: <http://www.alfaebeto.org.br/AreaDetalhe.aspx?Id=37>.
_________________________________________________
RABELO, Giani. Testes ABC: a alfabetização em um jardim de infância. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem12/COLE_4385.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário