domingo, 19 de junho de 2011

Hora da Chamada: um momento de autonomia

À nossa eterna Branca de Neve.

           Como são as nossas memórias. Falava a pouco com uma amiga de uma amiga (que já conhecia de vista, mas que hoje veio a minha casa) e ai fui surpreendida como uma boa lembrança. Algo interessante que ela disse a respeito da dificuldade que estava tendo com seu filho de 06 anos me fez lembrar de Danielle.
           Danielle é uma amiga pedagoga que conheci a algum tempo. Bonita e jovem. Mas, a sua maior qualidade não era a jovialidade e a beleza física e sim a beleza enquanto pedagoga.
           E o que seria essa tal beleza enquanto pedagoga? Para mim era sua inteligência. Apesar de muito jovem sua responsabilidade para com a aprendizagem das crianças da pré-escola me chamou a atenção desde o início.
           Muitas foram as atividades interessantes que ela planejava, mas uma delas me chamou muito mais atenção. E, foi uma atividade permanente de todo o processo educacional, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior: a chamada.
           O jeito como ela propuzera algo tão corriqueiro e do cotidiano de qualquer professor, além de cumprir sua função ainda contribuia para construção da autonomia das crianças. E a proposta era assim...
           Todo final de mês a via com uma cartolina, riscando pra lá e pra cá. Fazendo colunas, quadriculando o papel. E escrevendo na primeira coluna os nomes da turma, depois em frente a ela havia um monte de quadradinhos, espaços que ficam em branco.
           Certo dia não aguentei a curiosidade e perguntei o que ela ira fazer com tal cartaz. Ela me disse que iria fazer a chamada da turma.
           Uma atividade corriqueira, então se transformava numa Chamada Interativa, que de maneira prazerosa e interdisciplinar atingia vários objetivos. No desenrolar da conversa soube que além de cumprir com o seu papel burocrático (de registro da presença dos pequenos) esta contemplava os eixos: Identidade e autonomia; linguagem oral e escrita e matemática.
           O ato de autonomia estava no fato da própria criança colar no quadrinho correspondente ao dia do mês um símbolo que representava sua presença; a linguagem oral era contemplada nas várias possibilidades de identificação e leitura do nome próprio, que poderia ser realizada pela professora ou pelos próprios alunos. A linguagem escrita era contemplada no ato do registro da presença feito pelo próprio aluno. A oralidade se consolidava nas análises dos dados quantitativos ali levantados. E a matemática era contemplada no momento do registro e da oralidade, que serviam de análise da presença de cada aluno da turma nas aulas.
           E foi assim que percebi que uma simples atividade burocrática pode se transformar em ricos momentos de aprendizagem nas mãos de uma pedagoga criativa.
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Curiosidade:
           A tecnologia independente: Quadro-de-pregas também contribui para uma chamada interativa, basta que o professor planeje bem o seu uso.

Para saber mais, leia:
SIGNORETTI, Adriana Elizabeth Risi Simões; MONTEIRO, Keila Klink; DIAS, Lobélia Maria D. de Oliveira; DAVÓLIO. Rosemary A. Cunha; LÉSSIO, Silvana de Freitas. Rotina escolar: orientações para o professor e aluno organizarem suas atividades diárias. Disponível em: <http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-alfabetizar-letrar/lecto-escrita/sugestoes/rotina%20-escolar.pdf>.

AROEIRA, Maria Luísa C.; SOARES, Inês B. & MENDES, Rosa Emília de A. Didática de pré-escola: vida criança: brincar e aprender. São Paulo: FTD, 1996.

MORANGON, Cristiane. Um quadro de rotinas. Revista Nova Escola. Edição nº 160. São Paulo: Editora Abril, março, 2003.

SANT’ANA, Ruth B. Rotina e experiências formativas na pré-escola. GT: Educação de crianças de 0 a 6 anos. nº 07. Tese (Doutoramento em Psicologia Social). Pontícia Universidade Católica, São Paulo, 2002.

SIGNORETTI, A. E. R. S.; MONTEIRO, K. K & DAVÓLIO. R. A. C. Rotina escolar: orientações para professor e aluno organizarem as atividades diárias. Revista do professor. Porto Alegre, jul./set. 2000.

PEDAGÓGICCOS. Rotina escolar: orientações para a organização das atividades diárias. Disponível em: <http://pedagogiccos.blogspot.com/2008/09/rotina-escolar.html>.

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