sábado, 4 de junho de 2011

As Letras (o alfabeto)

Alfabeto Musicado
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=HZGNGnAh7Ao


___________________________________

Abecê dos Bichinhos
Por Erika Nakahata               


Fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/92/artigo189605-1.asp


Apoiados em livro recheado de figuras de animais, crianças conhecem as letras do alfabeto e descobrem seu som e traçado.
___________________________________

O que é, O que é?


       Descobrir as letras por meio de charadas e rimas é um prazeroso desafio
Por Juliana Lambert


Objetivos:
         ★Levar a criança a desvendar o mundo do ABC por meio de charadas, rimas e atividades lúdicas
         ★Promover a aproximação dos alunos com diferentes letras
         ★Usar materiais reciclados para construir com os alunos o abecedário

         Mesmo com tanta tecnologia e jogos cada vez mais desafiadores, as charadas continuam em alta entre as crianças do século 21. E a explicação está longe de ser uma pegadinha: as adivinhas são divertidas, ajudam a alfabetizar e ainda estimulam o gosto pela leitura. Segundo Angela Lago, autora do livro ABC Doido (Editora Melhoramentos) e vencedora do Prêmio Jabuti na categoria infantil, o segredo por trás de uma boa charada está no grau de dificuldade: “As adivinhas não podem ser fáceis, a proposta do ABC Doido (obra que incentiva a alfabetização e o hábito da leitura por meio de charadas, jogos e rimas) não é fazer com que a criança seja capaz de adivinhar. Pelo contrário, quanto mais difícil a adivinha, mas atrativa será a busca pela resposta”. E por falar em alfabetização, as rimas também ajudam a ampliar o vocabulário e chamam a atenção das crianças para a sonoridade das palavras. Porém, não basta apenas escutar, é preciso observar suas diferentes representações. “As letras são vistas pelas crianças como enigmas indecifráveis. Um jogo interessante para aproximar as letras da realidade dos pequenos é apresentá-las com o corpo estilizado, como a figura humana”, diz Angela Lago.

Referência:
o que é, o que é? Projeto do leitor. Disponível em: <http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/98/artigo215226-1.asp>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário