quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aprendizado Infantil - Creche

Ensinar na creche significa permitir que as crianças, ao brincar, explorem objetos e ambientes.

Como a criança aprende?
Esse deveria ser um questionamento presente nas rodas de conversas de pais e professores.
Saber que a criança vê o mundo sob uma perspectiva diferente do adulto nos dá condições de nos colocarmos no lugar dela e compreender melhor seu desenvolvimento.
Entender como ela aprende possibilita a escola construir uma Rotina que favoração tal processo. E permite que os conteúdos sejam abordados com base em atividades de pesquisa (e descobertas), por meio do lúdico.

"Em nenhuma outra fase da vida as crianças se desenvolvem tão rapidamente quanto até os 3 anos de idade. Daí a importância de entender como cada atividade ou brincadeira ensina." (Anderson Moço)

           Ao ler a reportagem intitulada Quanto Coisa eles Aprendem, de Anderson Moço, rememorei a fala de uma ex-professora da faculdade que ao falar do assunto enfatizava a importância da creche enquanto espaço educativo e de crescimento saudável e da necessidade de se construir uma rotina que fomentasse o desenvolvimento da criança pequena em todos os aspectos. Abaixo reproduzo parte do referido texto, publicado na Nova Escola.

________________________________________________

[...] O conhecimento, nessa fase, se dá basicamente por meio da ação, da interação com os colegas e os adultos, da brincadeira, da imaginação e do faz de conta. "Não se trata, portanto, de escolarizar as crianças tão cedo, mas de apoiá-las em seu desenvolvimento", ressalta Beatriz.



          Nesta reportagem, você encontra sete atividades realizadas ao longo de um dia por turmas de 1 e 2 anos na IMI Maroca Veneziani, em São José dos Campos, a 97 quilômetros de São Paulo. Elas estão inseridas nos seguintes eixos do currículo (o nome varia conforme a rede, mas a essência é a mesma):

1. Exploração dos Objetos e Brincadeiras (Conhecimento pela imaginação)
2. Linguagem Oral e Comunicação (Contato com a escrita)
3. Desafios Corporais (Domínio do corpo e destreza)
4. Exploração do Ambiente (O mundo todo para conhecer)
5. Identidade e Autonomia (A construção da independência)
6. Exploração e Linguagem Plástica (Expressão e percepção visual)
7. Linguagem Musical e Expressão Corporal (Produtores de música)

          Acompanhe essa rotina [...] para entender como a criançada aprende tanto ao brincar!

________________________________________________


Para saber mais, leia o texto na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário